segunda-feira, 12 de setembro de 2016

Horizontes e Prioridades da CRB Nacional

Triênio 2016/2019



HORIZONTE



Como Vida Religiosa Consagrada,  em processo de transformação,  conscientes da crise política-ética-social-econômica no Brasil, cremos que “Deus está fazendo coisas novas” (cf. Is 43,19). Iluminados/as pela Trindade,  em comunhão com a Igreja e em sintonia com a CLAR, sentimo-nos  convocados/as a viver “em saída” e a tecer relações de misericórdia, com palavras, gestos e atitudes humanizadoras, priorizando os empobrecidos e vulneráveis, as juventudes e a ecologia integral. Pelas trilhas da mística e da profecia e da esperança criativa,  visamos fidelidade ao projeto de Deus.



PRIORIDADES DO TRIÊNIO



1- Integrar mística e profecia

Fortalecer a integração entre mística e profecia, com o coração ardente e pés de peregrino/a, de olhos abertos e ouvidos atentos às novas fronteiras de missão, acolhendo os impulsos do Espírito, no seguimento missionário de Jesus.



2- Relações humanizadoras e solidárias

Intensificar a cultura do encontro consigo, com o/a outro/a, com a criação e com Deus, para que as relações comunitárias,  intergeracionais, interculturais e intergeneracionais sejam circulares, afetivas,  solidárias, vivendo os valores da comunhão, gratuidade, proximidade e misericórdia.



3- Missão com opção preferencial pelos pobres

Revigorar a opção preferencial pelos pobres, vulneráveis e excluídos, com um estilo de vida simples, assumindo a defesa da vida onde está mais ameaçada, em compromisso com os movimentos sociais, o processo democrático, a justiça social, as fronteiras existenciais, o diálogo intercultural e inter-religioso e a ecologia integral.



4- Intercongregacionalidade

Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações intercongregacionais e em redes, o protagonismo das Novas Gerações e a promoção geracional.

<br>


Nenhum comentário:

Postar um comentário