segunda-feira, 3 de outubro de 2016

II Seminário Nacional da Intercongregacionalidade


De 21 a 23 de outubro realiza-se o  II Seminário Nacional da Intercongregacionalidade, nas Pontifícias Obras Missionárias (POM), em Brasilia (DF).

O tema é "Intercongregacionalidade: sinal profético da missão da Vida Religiosa Consagrada"

O lema: “Quando sou fraco, então é que sou forte” (2Cor 12,10).

O assessor é o  Pe Valentim Meneses Fagundes, msc

Esse Seminário será um momento de reflexão, partilha, celebração e fortalecimento para os novos horizontes da Vida Religiosa Consagrada (VRC), vivenciada e fundamentada no seguimento de Jesus Cristo, regada pela Palavra de Deus, na oração/contemplação, encarnada na realidade, atenta aos novos cenários, desafios e perspectivas que a própria vida e a missão nos apresentam, no cotidiano da Igreja e da Sociedade.

No triênio anterior (2013 a 2016) a dimensão da intercongregacionalidade e leveza institucional constituíram a 3ª Prioridade: “fortalecer a intercongregacionalidade e proporcionar a partilha de carismas e experiências, buscando maior leveza institucional, em vista da missão”.

Na 24ª Assembleia Geral Eletiva foi novamente aprovada para o triênio 2016 – 2019 a dimensão da Intercongregacionalidade: “Fomentar a partilha de Carismas dos/as Consagrados/as entre si e com leigos/as, numa eclesiologia sinodal de comunhão e de corresponsabilidade, incentivando ações intercongregacionais e em redes, o protagonismo das Novas Gerações e a promoção geracional”.

Assim sendo é necessário implementar estratégias e investir esforços para fortalecer e recriar cenários que facilitem e favoreçam a concretização, de forma afetiva e efetiva, esta prioridade na Vida Religiosa Consagrada na Missão entre os pobres. 

O Seminário está pensado nesta perspectiva. É aberto a Religiosas e Religiosos interessados nesta dimensão relevante da VRC.

Informações: missao@crbnacional.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário