quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Artigo sobre o Haiti, por Irmã Zenaide


HAITI - MISSIONÁRIOS BRASILEIROS NAS TRILHAS DA MISERICÓRDIA!

A partir do dia 26 de outubro de 2016, após a visita da Comunidade Intercongregacional e Franciscanos que residem em Porto Príncipe às comunidades religiosas  que ficam  nas áreas de Grand´Anse e Okay, por onde passou o furacão Matthew, religiosos brasileiros presentes no Haiti se  organizam e partem em missão junto  a seu povo em especial nos locais mais isolados onde não chegam outros recursos, para assistência em Clínica Móvel e outras atividades.
Graças à ajuda de pessoas e congregações na aquisição de medicamentos, Irmã Neuza Lovais e sua comunidade, da Congregação das Irmãs do Coração de Maria, organizaram uma primeira jornada para Jeremie, Grand´Anse, pois a desolação é grande, a chuva continua, e o povo na sua maioria não tem teto nas casas ou não tem casa, não tem igrejas, não tem escolas, não tem onde se abrigar e se encontra na sua maioria doente.
Assim escreve Ir. Sueli da Congregação das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria: “Aqui em Korail, Grand`Anse, a situação está de chorar, a chuva não dá tréguas. Tem gente até debaixo das rochas, pessoas idosas cegas, sem casa, vivendo na lama. O poder público ausente. Meu Deus, como ajudar tanta gente desabrigada, passando frio, fome e na lama!”
Provocadas pela realidade na escuta da profecia: “Quem hei de enviar? Quem irá por nós?”. Ai eu respondi: eis-me aqui, envia-me aqui, envia-me a mim. Ele me disse: “vai e dize a esse povo (...)” (Is ,8-9ss)”. Aqui estamos.
Na missão, os dias começam de madrugada rumo às comunidades, onde pessoas aguardam para ajudar a carregar todas as coisas nas costas, ou na cabeça, montanha acima onde o carro não chega -  haja folego!
A emoção do encontro com as vítimas do furacão, marcadas pelas perdas de pessoas, de animais, de casa, de plantações, de tudo, menos da esperança e fé, o segredo que faz  suportar tamanha desolação é forte.
É solidariedade em rede, atuamos junto a outras organizações presentes na área devido ao furacão. Uma organização americana “Nom Samaritano”, em missão de , veio  trazendo lonas. E assim ajudamos na distribuição de lonas nas montanhas.
Outra atividade importante é a prevenção da doença com o tratamento da água. Mais uma atividade agregada à missão, com o grupo Filtrer z Agua. A entidade cede os filtros e os missionários ajudam na formação para a montagem e cuidados dos mesmos. Pois a cólera mata muitas pessoas devido à falta de água, e água potável. As pessoas nas montanhas vivem com o mínimo de água que buscam nos riachos que passam em baixo das montanhas. Devido à morte de animais e outras coisas, a água se torna muito suja. E este tratamento vem prevenir da cólera. “Mas aqueles que esperam no Senhor renovam as suas forças. Voam alto como águias; correm e não ficam exaustos, andam e não se cansam”. (Isaias 40,31).
Sob a chuva fina e a estrada escorregadia, os missionários seguem. É o pneu que fura, a carro que atola, o pé que molha dentro do sapato...,  na força de todos os santos tudo se resolve e  a missão continua de comunidade em comunidade: Tifoli 206, Lamandye Natig 293, Bwaye 283 e outras mais virão.
Um primeiro grupo de missionários atuou nos dias 26 de outubro a 4 de novembro. Logo nos dias 5 a 11 partiu o segundo grupo que permaneceu na área até dia 12. E um novo grupo já está com pé na estrada rumo à região de Coray, sempre na força da missão e prova de fidelidade. “Eu estava doente e visitastes a mim, para cuidar da minha saúde, sem teto, desolado e viestes ao meu encontro...” (cf. Mt 25,36).
No momento a terceira equipe se encontra na estrada rumo à missão para os dias 24 a 30 de novembro em Jeremie e Koray.
E precisamos seguir na trilha da Misericórdia, com as mãos daqueles que buscam recursos e enviam para aquisição de remédios, lonas, água, comida, sementes... e os  pés de  quem parte  para alcançar os caídos pela força do furacão!
Da comunidade Inter, participaram, no primeiro grupo, Ir. Zenaide L. Mayer e Ir. Vanderléia Correia de Melo. As irmãs Ideneide Rego  e  Helena Margarida Schroeder, se encontram no terceiro grupo, que está nas montanhas,  no presente momento. “Quão formosos são, sobre os montes, os pés dos que anunciam a boa nova, que faz ouvir a paz...” (cf. Is. 52, 7ss).
 
Ir. Zenaide Laurentina Mayer,  FSJ  - Comunidade Intercongregacional Nazaré.
Haiti, 25 de novembro de 2016.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário