segunda-feira, 21 de novembro de 2016

CARTA SOBRE A MISSÃO DE MOÇAMBIQUE

Brasília,  19 de novembro de 2016.


Queridos Irmãos, Queridas Irmãs Membros da Conferência dos Religiosos do Brasil,
Amigos e Amigas

“Eis que estou fazendo uma coisa nova!” (Is 43,19)


A Igreja ‘em saída’ é uma Igreja com as portas abertas. Sair em direção aos outros para chegar às periferias humanas...Se a Igreja inteira assume este dinamismo missionário, há de chegar a todos, sem exceção” (cf.EG 46.48)

            É com muita alegria e profundo compromisso com a Vida Religiosa Consagrada do nosso Brasil que dirijo aos senhores e senhoras esta última carta de 2016 e muito importante!
           
No dia 07 de abril de 2015, em pleno Ano da Vida Consagrada, foi lançado um apelo na nossa Assembleia Geral Ordinária, realizada em Aparecida, antes do Congresso Nacional:  Acolher – como gesto concreto do Ano da Vida Consagrada  - o pedido da fundação da Comunidade Intercongregacional,  na Diocese de Pemba – Moçambique, região mais pobre e vulnerável do País.
           
O Espírito Santo aqueceu o coração dos mais de duzentos Superiores Maiores presentes e num unâmime “sim” aprovamos atender ao pedido do Bispo Missionário Brasileiro,  Dom Luiz Fernando Lisboa, cp
           
Com todo o apoio da Vida Religiosa Consagrada avançamos.  Num primeiro contato com as Congregações,  realizamos a primeira reunião em setembro de 2015 e “abrimos as inscrições”.  Recebemos a inscrição de 07 Missionárias e a Diretoria, após discernimento, aprovou as primeiras quatro Religiosas para a Comunidade Intercongregacional de Pemba que iniciaram a sua preparação,  concluindo com o Curso “Ad Gentes” no CCM (Centro Cultura Missionário-CNBB) e convívio na CRB Nacional, nos meses de julho e agosto de 2016. 
           
Chegou o dia da partida das nossas Missionárias, com destino à Pemba – Paróquia de Metoro – Município de Silva Macua. Dia 01 de setembro de 2016 partiram, cheias de fé e entusiasmo para as terras africanas.  Como a casa onde viverão está em ampliação,  a Comunidade está com as Irmãs Filhas de Jesus, numa bela experiência, de 08 Religiosas de quatro países e cinco Congregações,  desenvolvendo amplo trabalho missionário,  pastoral, social e educacional.
           
NÓS ASSUMIMOS ESSA MISSÃO.   E quando olhamos o nossa XXIV Assembleia Geral Eletiva (julho passado) com suas desafiantes prioridades,  louvamos a Deus por nossa ousadia e coragem, particularmente a “Missão com opção preferencial pelos pobres”.  Eis aí o caminho da continuidade da missão específica da VRC.
             
            A hora do “concreto” chegou!  Se assumimos, como Vida Religiosa Consagrada do Brasil, a Missão na Região mais pobre de Moçambique,  nossa contribuição deve entrar no Orçamento da Congregação e  da Província! Se em cada mês e em cada ano  não estiver no nosso orçamento,  não teremos como levar avante nosso Projeto.
           
Esta carta tem como finalidade principal LEMBRAR A TODOS NOSSOS CONSAGRADOS E CONSAGRADAS este compromisso e enviar o folder divulgando nossa Missão.   Se desejar imprimir o folder para distribuir ou mesmo nos solicitar, faça-o através da nossa Secretaria:  secretaria@crbnacional.org.br
           
A conta que reunirá os depósitos para a MISSÃO INTERCONGREGACIONAL DE MOÇAMBIQUE é vinculada à Cáritas Nacional – uma conta própria da nossa Missão. A CRB não pode enviar valores para fora do País.  
NOSSA CONTA:  BANCO DO BRASIL – Agência 3475-4 – CONTA CORRENTE: 33.774-9

“Saiamos, saiamos para  oferecer a todos a vida de Jesus Cristo! Prefiro uma Igreja acidentada, ferida e enlameada por ter saído pelas estradas, a uma Igreja enferma pelo fechamento e a comodidade de agarrar às próprias seguranças”(EG 49).

Queridos Irmãos e queridas Irmãs, avancemos com muita confiança. Acreditemos na força do amor, da comunhão e da partilha.  É Ele quem dá e mostra o caminho: “Eis que estou fazendo uma coisa nova”(Is 43,19).  Fecundo e Santo Advento a cada Consagrado e Consagrada do nosso país.  Que o Advento seja de gestos concretos e celebremos o Natal, na certeza que DEUS-CONOSCO, fonte de misericórdia e amor,  nos impulsiona no serviço a vida e  “vida abundante”! Feliz Natal!

Um grande abraço na Ternura de “Deus  em Nazaré”, gente como nós!      

IR. MARIA INÊS V.RIBEIRO
PRESIDENTE DA CRB NACIONAL

Nenhum comentário:

Postar um comentário