quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Temer pede a bênção e Cardeal responde: "Que os pobres não paguem a conta do país"

Dom Raimundo damasceno assis4
O arcebispo de Aparecida, cardeal Raymundo Damasceno de Assis, recebeu uma mensagem do presidente Michel Temer em felicitação ao Dia da Padroeira, celebrado na quarta-feira, 12, no Santuário Nacional.
Na mensagem, segundo o religioso, o presidente pediu a bênção ao seu mandato e ao seu projeto político para atender às necessidades do povo.
O arcebispo disse esperar "que o novo governo consiga pensar nos mais pobres e que não sejam eles a pagar a conta".
Para d. Damasceno, os cristãos, em especial os católicos, devem se envolver com a política de forma ética para atuar em espaços "hoje ocupados por políticos corruptos". "Nós animamos e estimulamos o cristão a se empenhar na política, a não ter medo dela, até mesmo a se filiar a partidos políticos que defendam os princípios e que estejam adequados e coerentes com o ensinamento social da Igreja", disse o religioso.
"Se deixarmos nos invadir pelo pensamento de que a política é corrupta, que todos os políticos são corruptos, que ela não contribui em nada para o desenvolvimento, fica evidente que estamos abrindo espaço para políticos que não deveriam ocupar esse cargo", disse arcebispo de Aparecida.
Segundo d. Damasceno, a Igreja tem o papel de se relacionar com o poder público, procurando sempre colaborar para o bem geral do País. "Essa é a nossa grande preocupação".
Fonte; O Estado de S. Paulo, 13-10-2016.

Mais um importante socioambientalista é assassinado na Amazônia

001-luiz-alberto


Luís Alberto Araújo, responsável por área ambiental da prefeitura de Altamira (PA), cidade mais afetada pela hidrelétrica de Belo Monte, foi alvejado por dois homens.
Uma dupla de assassinos, numa moto, executou, nesta quinta-feira (13/10), o secretário de Meio Ambiente de Altamira (PA), Luís Alberto Araújo, 54 anos. Segundo a Polícia Civil, a execução ocorreu diante dos seus familiares, quando chegavam ao condomínio em que moram, no bairro de Buritis, na periferia da cidade. Os assassinos fugiram em direção ao município de Brasil Novo e ainda não há informações sobre sua identidade ou dos mandantes.
O assassinato engrossa a alarmante contabilidade dos assassinatos de militantes socioambientais na Amazônia, sem paralelos em outros lugares do mundo.
Araújo também foi secretário de Meio Ambiente em São Felix do Xingu (PA), onde liderou um pacto para promover o cadastramento ambiental da quase totalidade das propriedades rurais. Por isso, acabou se indispondo com grileiros e desmatadores ilegais, que passaram a ameaçá-lo.
Em Altamira, Araújo conduziu os esforços pela instalação do saneamento urbano e o licenciamento do aterro sanitário da cidade. Também conseguiu implantar o cadastro ambiental em áreas tradicionalmente resistentes, fazendo diferença na luta contra as altas taxas de desmatamento. Sua gestão foi marcada pela isenção e seriedade na aplicação da legislação ambiental.
"Altamira perde um excelente gestor, sempre disposto a reivindicar o cumprimento das condicionantes socioambientais pelos responsáveis da construção da usina de Belo Monte e a prestar apoio às populações ribeirinhas e a outros segmentos afetados", lembra Rodrigo Junqueira, coordenador do Programa Xingu do ISA. Junqueira afirma que é fundamental que os governos federal e estadual façam esforços para investigar o crime e punir os responsáveis.

Jornada Mundial pela erradicação da pobreza, palavras do Papa Francisco


001 criancas pobres
O Papa Francisco referiu-se  à Jornada Mundial pela erradicação da pobreza, que se vive nesta segunda-feira, e afirmou que é necessário "lutar em conjunto contra a pobreza" e implementar políticas que promovam o trabalho.
"Unamos as nossas forças, morais e econômicas, para lutar em conjunto contra a pobreza que degrada, ofende e mata tantos irmãos e tantas irmãs", disse o Papa antes da oração mariana do Ângelus, este domingo.
Na fim da missa de canonização de sete novos santos, Francisco sublinhou também a necessidade de implementar "políticas que promovam a família e o trabalho".
"Confiemos à Virgem Maria todas as nossa intenções, especialmente a nossa insistente e sincera oração pela paz", concluiu o Papa.
Francisco agradeceu a presença dos que participaram na celebração de canonização de novos santos, nomeadamente as delegações oficiais da Argentina, Espanha, França, Itália e México.
Fonte: Ecclesia